Newsletter – Dezembro 2021

1. Merry ChrIFmas!


Este ano metemos o IF no meio do Natal, e ficou ChrIFmas. Uma simples brincadeira mas com algum significado para nós. A altura do Natal traz consigo um espírito gregário, a necessidade de nos sentirmos juntos. É esse espírito familiar que tentamos manter vivo, mesmo em tempo de pandemia. 

E que ao longo de 40 anos fez do IF uma autêntica família.

Por isso colocámos o IF bem no centro do Natal. Do Natal que estamos a celebrar, apesar do Covid. Com alguma contenção, mas sempre com carinho. Para o ano, se for possível, vamos celebrar com maior proximidade.
Do fundo do coração, e da parte de todos os que trabalham no IF, um Natal Feliz!

2. Férias do Natal: datas e informações (1ª semana de Janeiro online!)


Vamos manter o calendário 2021/22 enviado aos pais, disponível no IFnews e que também pode ser consultado aqui: calendário 2021/22
Recordando:
Final das aulas: 22 de Dezembro (quarta-feira).
Recomeço das aulas: 3 de Janeiro (1ª semana online).

Notas importantes:
  1. As aulas seguem rigorosamente a planificação pedagógica prevista, não só ao nível da matéria a ensinar como da avaliação.
  2. As aulas de 20 a 22 de Dezembro continuarão a ser presenciais, no IF. Casos pontuais deverão ser reportados à rececionista para se encontrar uma solução alternativa (em streaming, por exemplo).
  3. As aulas durante a 1ª semana de Janeiro serão dadas online e via Zoom, devido às contingências conhecidas. Vamos tentar manter os mesmos horários e os mesmos professores.
  4. Achamos que o alargamento do período sem aulas nesta altura do ano letivo iria interromper o ritmo de aprendizagem, que está a decorrer muito bem. Aliás, em Janeiro tem início a primeira avaliação global com revisão, consolidação e preparação para as diferentes provas (ver informação no ponto 3, a seguir).
    Pedimos a compreensão e colaboração de todos os pais. Já provámos que conseguimos manter a qualidade do ensino mesmo à distância. No entanto, se surgirem situações que impossibilitem a realização das aulas nessa semana, estaremos abertos a soluções alternativas, desde que sugeridas pelos pais e devidamente fundamentadas.

3. Sobre o 1º global
 
No IF seguimos os processos de avaliação de Cambridge. Para além doutros processos de avaliação (como os Unit Tests), todos os alunos do IF fazem duas provas globais: uma em Janeiro/Fevereiro e outra em Maio/Junho (os alunos mais novos têm avaliação específica e os alunos de Cambridge têm mock exams). Essas provas fazem uma avaliação global ao nível da escrita (incluindo composição), da oralidade (com entrevista) e da compreensão oral (listening).
O início da 1ª prova global estava prevista para a segunda semana de Janeiro, com speaking e composition. Embora já esteja a decorrer a preparação específica para esses testes, vamos adiar essa prova para a terceira semana. Claro que os alunos serão devidamente avisados.
 
Resta-nos desejar a todos, alunos e pais, um merecido descanso. De coração aberto, mas com a porta bem fechada aos perigos do Covid.
 
Feliz Natal! Que 2022 seja um bom ano!
 
A Direção do IF

About Post Author