Newsletter – Março 2022

Esta Newsletter é geral e pretende fazer um ponto da situação da atividade pedagógica do IF. Num ano que ainda não tem sido completamente normal devido a circunstâncias que sopram do exterior e nos afetam a todos, este tem sido o meio mais fácil de mantermos o contato com os pais.

1. Informações complementares sobre a evolução dos alunos

Os pais que desejarem colher informações intercalares acerca da evolução, interesse e participação dos seus filhos no IF (dentro e fora das aulas) devem entrar em contacto com a rececionista, que fará a ponte com os professores. Estamos a pensar sobretudo nos alunos que entraram este ano no IF, nos que sintam algumas dificuldades na aprendizagem ou nos alunos mais novos dos IFinho’s.

2. Testes globais: entrega e assinatura

Os alunos das turmas do Juvenil e FCE1 já fizeram todas as provas do primeiro global (escrita, audição e entrevista oral). Os testes já foram corrigidos e entregues. As notas dos três testes estão registadas no cabeçalho da prova escrita. Pedimos aos pais que os vejam e que os assinem, pois os alunos sabem que é obrigatório mostrar o teste assinado.
Os professores têm vindo a fazer reuniões de análise da evolução dos alunos por turma, tendo em conta não só os globais como também os testes por unidade (unit tests). Essas análises poderão determinar alguns ajustes na planificação pedagógica.
Os alunos dos IFinho’s estão a fazer testes especiais por unidade, em função da idade e dos objetivos pedagógicos definidos. Por vezes um teste pode abordar duas unidades. Mas há sempre uma avaliação contínua, onde pesa muita a participação e evolução oral nas aulas.
Os alunos das turmas de exame (FCE-2 e CPE) fazem sobretudo mocks de preparação específica para exame.

3. Estudar fora das aulas

Está na altura de recordarmos que TODOS os alunos têm duas ferramentas muito alargadas e completas para os auxiliar na aprendizagem:1. o FollowUp que tem conteúdos ligados à matéria das aulas, por isso da orientação dos professores;2. o StudyUp com exercícios extra para autoestudo acerca da matéria que vai sendo ensinada (sobretudo gramática e vocabulário).Os pais que queiram saber mais pormenores acerca do funcionamento destas duas plataformas podem contactar a rececionista. Também podem saber se o seu educando tem trabalhado regularmente nessas plataformas (trabalho extra não obrigatório, embora altamente recomendado).

4. Férias da Páscoa e disponibilidade

Recordamos que o IF estará encerrado para férias de 11 a 18 de Abril. As aulas recomeçam na terça-feira, dia 19.

Entretanto continuaremos a contactar os pais sempre que acharmos conveniente (individualmente ou por turma). E, como sempre, estaremos completamente à disposição para prestarmos esclarecimentos ou ajudarmos nos processos de aprendizagem ou motivação.

A Direção do IF
11.3.2022