Procedimento do IF em tempo excepcional de pandemia

1. Situação Covid em geral
Recentemente o Covid tem vindo a manifestar-se de forma cada vez mais alargada em crianças que frequentam as escolas. A previsão é que a situação vá alastrando até os primeiros meses de 2022. No geral o vírus vem de fora para dentro, e não se conhecem surtos dentro das escolas. O procedimento da DGS tem sido menos radical, mais pontual, limitado normalmente à turma onde está alguém infetado. Felizmente que hoje as condições são diferentes de há um ano: há que ter cuidado, mas a vacinação também nos dá uma certa margem de confiança. Ou seja, devemos ter cuidados reforçados, mas também é possível evitar o pânico.
 
2. Procedimento do IF
O que fazemos sempre que tivermos conhecimento de que um aluno frequentou o IF estando positivo ou que passa a estar em isolamento?
É normal que alguns dos alunos obrigados a isolamento profilático (a maioria não está infectada) frequentem turmas do IF. Quando somos alertados pelos pais de algum caso positivo, e seguindo as orientações das autoridades de saúde, passamos a fazer o seguinte:

1. Damos imediatamente a conhecer a todos os pais dos alunos da turma do IF frequentada por essa criança que está positiva. Os pais deverão proceder em conformidade com as orientações da DGS (Saúde-24), fazendo eventualmente a despistagem com um teste.
2. Nos casos em que acharmos que a situação o justifique, participamos também à Saúde-24 para que fique registado e para que sejam seguidos os procedimentos convenientes. Se recebermos alguma orientação específica da Saúde-24 ou do Dr. Delegado de Saúde, faremos o que nos for indicado. 

3. Continuamos a garantir aos pais que o lema dentro do IF é segurança máxima. Os professores, rececionistas e alunos têm de usar sempre máscara e são constantemente alertados para desinfetarem as mãos. Sempre que se distribui material aos alunos, há uma desinfeção prévia do material ou das mãos, ou o uso de luvas plásticas descartáveis. Qualquer manifestação que possa indiciar sintomas Covid no grupo de trabalho do IF (professores ou funcionários) será imediatamente despistada com teste e todos os procedimentos serão acionados para prevenir contágios.
É claro que continuamos com todos os procedimentos ao nível da prevenção, limpeza, etc.

4. NOTA para os pais dos alunos dos IFinho’s
Os alunos mais novos (IFinho) não têm sido obrigados a usar máscara, de acordo com os procedimentos na escola oficial. Mas a partir de agora e até que esta situação mais intensa da pandemia termine, recomendamos a todos os pais que permitam a utilização da máscara durante as aulas. Porque dentro de uma sala temos alunos provenientes de diversas turmas e diferentes escolas. Trata-se de um procedimento durante um tempo limitado e as crianças já estão familiarizadas com esta situação. A segurança justifica o incómodo. Os pais que forem contra esta medida deverão manifestar-se junto da rececionista.

5. O que está a acontecer aos alunos em isolamento quando não podem frequentar as aulas presencialmente?
Até agora nenhum aluno em isolamento deixou de poder continuar a sua aprendizagem de forma regular. Sempre que possível os alunos têm as mesmas aulas nos mesmos horários, mas em streaming (em simultâneo com a turma, via Zoom). Fazemos também um acompanhamento mais personalizado, muitas vezes com o envio de sumários ou outro material, sempre em coordenação com os pais. Tentamos sempre analisar caso a caso para encontrar a melhor solução, com o apoio dos pais. Tem corrido muito bem e temos tido feedback muito positivo.

6. O que pode acontecer se for impossível reunir a grande maioria de uma turma dentro da sala de aula?
Nesse caso faremos como no passado e como está previsto no contrato de prestação de serviços: as aulas serão dadas via IFonline, por Zoom. Estamos muito bem preparados para o ensino online, e o FollowUp é nessas situações um apoio muito importante.
NOTA: As aulas via Zoom também serão dadas sempre que houver uma interrupção do ano letivo fora do nosso calendário escolar 2021-22, já enviado por mail e disponível no IFnews (https://ifnews.inglesfuncional.com). Antecipamos já que durante a primeira semana de Janeiro de 2022 as aulas do IF irão decorrer nos mesmos horários e através do IFonline. Qualquer impossibilidade ou alteração pontual de horário deverá ser reportada à rececionista.

Vamos aguardar que esta vaga passe naturalmente e que acabe por não ser preocupante.
No que respeita ao IF, os pais podem continuar a confiar que tudo faremos para protegermos as “nossas” crianças. E que tudo faremos para continuarmos a ensinar (também) com segurança.

A Direção do IF
     2.12.2021